Agendamento CIN Normas de Procedimentos Escuta Susp Instagram
A Frente Parlamentar da Advocacia promoveu debate, na noite de segunda-feira (6) destacando a importância das ações desenvolvidas pela Polícia Científica do Espírito Santo, em especial pelo Laboratório de DNA da instituição.
Fotos da reunião
O perito oficial geral da Polícia Científica, Carlos Alberto Dal-Cin, relatou que o departamento é referência nacional por sua atuação na identificação de pessoas desaparecidas e sua aprovação em auditorias do Ministério da Justiça e Programas da ONU, como parte da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG).
Conforme explicou, o laboratório realiza análises de vestígios, identificação de cadáveres e amostras de familiares de desaparecidos, integrando-se ao Banco Nacional de Perfis Genéticos para auxiliar em casos em todo o país.
Rondônia
Em decorrência desse desempenho, o laboratório de DNA está capacitando peritos do Estado de Rondônia, que têm vindo ao Espírito Santo participar de cursos na área.
O chefe da Perícia Oficial de Rondônia, Ramon Miranda, esteve no debate e disse que, sem o apoio da Polícia Científica capixaba, o processo de inserção de perfis de DNA no laboratório rondoniense estaria prejudicado.
“Somos gratos a essa parceria; recebemos dos colegas capixabas todo o apoio na troca de experiências e no somatório de conhecimentos que nos permite hoje estar integrados ao banco nacional de perfis genéticos”, disse.
Colaboração federal
O desembargador do Tribunal Regional Federal (TRF-2), Júlio de Castilhos, afirmou que, mesmo antes de ganhar autonomia na condição de Polícia Científica, os peritos oficiais capixabas já desempenhavam um serviço de qualidade reconhecido nacionalmente.
Ele relatou que, quando exerceu a função de procurador da República no Espírito Santo, precisou da ajuda dos peritos do ES em operações da Receita Federal que resultaram em milhares de retificações de declarações de Imposto de Renda no país.
“Era um momento em que os peritos da Polícia Federal estavam sobrecarregados de serviço e pedimos apoio aos peritos oficiais que na época ainda estavam vinculados à estrutura da Polícia Civil do Espírito Santo”, explicou.
Vestígios em provas
Durante o debate, a perita oficial criminal Carolina Mayumi, que atua no Laboratório de DNA da Polícia Científica, leu um documento em que resume a importância das atividades que os profissionais da área desempenham.
Ela pontuou que a perícia criminal transforma vestígios em provas, traduzindo aquilo que muitas vezes é invisível ao olhar comum em informações objetivas e técnicas, apoiadas em métodos científicos validados por equipamentos de ponta.
“Quando falamos em investigação, falamos de indícios, de hipóteses. Mas é a perícia criminal que oferece a materialidade, a objetividade e a segurança necessárias para que esses indícios se convertam em provas admitidas judicialmente”, destacou num trecho.
Estatuto e plano de carreira
Ela disse também que o trabalho do perito exige imparcialidade, rigor metodológico e compromisso absoluto com a verdade científica. “O perito não acusa, não defende, ele esclarece”, pontuou Carolina Mayumi. Segundo destacou, a neutralidade dá credibilidade ao laudo pericial como instrumento auxiliar indispensável à atuação da advocacia, do Ministério Público e do Judiciário.
Carolina apontou a necessidade de uma estatuto próprio e de um plano de carreira para a Polícia Científica capixaba no sentido de “consolidar de forma definitiva sua independência técnica”.
O presidente da Frente Parlamentar da Advocacia, deputado Mazinho dos Anjos (PSDB), disse que o intercâmbio entre as polícias científicas do Espírito Santo e de Rondônia é prova de que o esforço de integração entre as forças de segurança em todo o país contribui para o combate ao crime e a promoção da Justiça.
“Somos referência hoje no país e os peritos capixabas que já estão repassando experiência para os colegas de Rondônia poderão ajudar outros estados na troca de experiência destinada a avanços na área policial científica”, afirmou.
Por Wanderley Araújo, com a edição de Angèle Murad
https://www.al.es.gov.br/Noticia/2025/10/49573/atuacao-da-policia-cientifica-do-es-e-destaque-em-reuniao.html