A emissão da 1ª via da Carteira de Identidade Nacional (CIN) é gratuita, bem como as renovações do documento em razão da expiração do prazo de validade.
Para emissão da 2ª via da CARTEIRA DE IDENTIDADE NACIONA (NOVO MODELO), é necessário o pagamento da taxa, no valor de R$ 76,55, por meio da emissão do Documento Único de Arrecadação (DUA) no site da SEFAZ. Para isso, clique aqui e procure por "identidade".
Importante: a Polícia Científica não produz mais documento utilizando o modelo antigo, logo, preste atenção, pois talvez você que perdeu sua carteira no modelo antigo, apenas precise fazer a primeira via do documento novo (CIN). Na dúvida, ligue para: (27) 3198-6001 ou 3198-6002.
Caso 1. Cidadãos desempregados deverão apresentar Carteira de Trabalho ou declaração de que está desempregado, assinada pelo requerente e por duas testemunhas, nos termos da Lei nº 5.181/1996.
Caso 2. Cidadãos que recebem menos de 3 (três) salários mínimos deverão apresentar Carteira de Trabalho. Trabalhadores autônomos deverão apresentar declaração assinada pelo requerente e por duas testemunhas, nos termos da Lei nº 5.181/1996.
Para os casos 1 e 2, formulário para declaração de isenção: Declaração de Isenção de Taxa
Caso 3. No caso de furto ou roubo do Carteira de Identidade a isenção é obtida mediante apresentação do termo de ocorrência policial, nos termos da Lei nº 9.795/2012. Trazer boletim de ocorrência policial impresso.
Site para boletim de ocorrência de furto/roubo de Documento de Identidade: https://delegaciaonline.sesp.es.gov.br/deon/xhtml/home.jsf
Caso 4. Demais casos previstos em lei.