Governo do Estado do Espírito Santo
23/12/2024 16h32

Polícia Científica do Espírito Santo realiza entrega simbólica da primeira carteira funcional do órgão

A Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES) realizou a entrega simbólica da primeira carteira funcional do órgão nesta segunda-feira (23). O documento foi entregue pelo diretor do Instituto de Identificação, o perito oficial criminal Jenildo Barcellos Gusmão, diretamente ao perito oficial geral, Carlos Alberto Dal Cin, em um encontro realizado no gabinete deste último. Este marco representa um avanço para a PCIES em sua consolidação como novo órgão do sistema de segurança pública do Estado.

O cadastramento dos policiais científicos que receberão o documento foi iniciado no segundo semestre deste ano. A expectativa é de que a entrega do novo documento aconteça ainda no primeiro semestre de 2025, tanto para servidores ativos quanto para aposentados.

O modelo da carteira funcional da PCIES foi aprovado pelo Conselho Superior da Polícia Científica (CONSPCI) em 28 de junho de 2024. Ele segue o padrão nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Esta padronização está de acordo com a Portaria nº 460 de 31 de agosto de 2023, que normatiza os documentos funcionais das carreiras de segurança pública dos Estados e do Distrito Federal.

A confecção da carteira é de responsabilidade do Instituto de Identificação e contemplará uma versão física e digital. A versão digital será desenvolvida pela empresa VALID, após o lançamento da versão física, e estará disponível por meio do aplicativo RG Digital ES, que já permite o acesso à Carteira de Identidade Nacional. O aplicativo permitirá ao servidor acessar os dados da Carteira de Identidade Nacional (CIN) e da Carteira Funcional no mesmo dispositivo.



Importância e Impacto Prático da Carteira Funcional

A carteira funcional não apenas representa a identidade profissional do servidor público da segurança pública, incluindo a Polícia Científica, mas também desempenha um papel crucial ao garantir segurança, legalidade e eficiência na organização administrativa.

Com a identificação oficial, o acesso a áreas restritas ou controladas, como cenas de crime, laboratórios forenses e instalações governamentais, se torna mais ágil, promovendo o reconhecimento por outros agentes de segurança e autoridades, especialmente em operações conjuntas ou interagências. Além de facilitar a identificação oficial, melhorando a mobilidade e operacionalidade, as carteiras também asseguram o acesso a benefícios e direitos.



Assessoria de Comunicação da Polícia Científica (Ascom/PCIES)

Comunicação Interna – Michelle Caloni

(27) 99849-7986 / (27) 31986023

Informações à Imprensa:

Olga Samara / Matheus Foletto

(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard