Agendamento CIN Normas de Procedimentos Escuta Susp Instagram
A Polícia Científica do Estado do Espírito Santo (PCIES), por meio do Laboratório de Toxicologia Forense (LABTOX) do Instituto de Laboratórios de Análises Forenses (ILAF), sediou — pela terceira vez — o curso “Análise Toxicológica Qualitativa e Quantitativa em Amostras de Interesse Forense”, entre os dias 10 e 14 de novembro. A capacitação é promovida pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad) e pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), ambas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
A escolha do Espírito Santo pela terceira vez reforça o reconhecimento do LABTOX como referência nacional em toxicologia forense, destacando a qualidade técnica dos peritos capixabas e a confiança do MJSP na instituição. A formação integra o Projeto Minerva, iniciativa do Programa Nacional de Integração de Dados Periciais sobre Drogas (PNIDD), que busca fortalecer as capacidades analíticas das Polícias Científicas em todo o país. Participaram doze peritos dos seguintes estados: Alagoas, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo.
“A parceria entre a Senad e a Polícia Científica fortalece a formação dos peritos estaduais ao oferecer capacitação de alto nível em toxicologia forense. Investir nessa qualificação é fundamental para aprimorar investigações, proteger vidas e assegurar rigor científico às políticas públicas. É importante frisar que essa formação, está alinhada às do PNIDD, que busca integrar dados das perícias de todo o Brasil e isso passa, indiscutivelmente, pela qualificação profissional que aprimora a precisão das perícias, contribuindo para políticas públicas mais eficazes e responsáveis”, disse a coordenadora-geral de Ensino e Pesquisa da Senad, Domitila Cayres.
“Sediar uma capacitação dessa relevância pela terceira vez demonstra a credibilidade do nosso laboratório e dos nossos profissionais. O Espírito Santo tem se consolidado como polo de excelência na toxicologia forense brasileira”, afirmou o perito oficial geral, Carlos Alberto Dalcin.
A diretora do ILAF, a perita oficial criminal Caline Airão Destefani, destacou a importância do curso para fortalecer a integração entre os laboratórios de todo o país. “O curso, ministrado pela equipe do próprio LABTOX, capacitando peritos de todo o Brasil, contribui de forma decisiva para o alinhamento de práticas, a troca de conhecimentos e a consolidação de uma rede laboratorial mais integrada no Brasil.”
A perita oficial criminal e chefe do LABTOX, Mariana Dadalto Peres, reforçou o papel estratégico da iniciativa. “Sediar a formação consolida o LABTOX como centro nacional de excelência. É uma oportunidade de compartilhar experiências, difundir boas práticas e alinhar metodologias que aumentam a qualidade das análises toxicológicas em todo o país”, explicou.
Durante a capacitação, os participantes aprimoraram competências em metodologias avançadas — como cromatografia, espectrometria de massas, técnicas de preparo de amostras e validação analítica — fundamentais para garantir robustez, rastreabilidade e confiabilidade nos laudos periciais.
Assessoria de Comunicação da Polícia Científica (Ascom/PCIES)
Comunicação Interna – Michelle Caloni: (27) 99849-7986 / (27) 3198-6024
Informações à Imprensa (Sesp): Olga Samara / Matheus Foletto
Fotos: https://drive.google.com/drive/folders/1IvsGE3myAJJzgybu7Fxmog5ZoKwHyRBG?usp=sharing
14.11.2025 - https://igp.rs.gov.br/perita-do-igp-participa-de-treinamento-sobre-analises-toxicologicas-em-vitoria-es