Governo do Estado do Espírito Santo
20/06/2024 20h02

Polícia Científica do Espírito Santo participa de Congresso de Identificação Humana no Rio de Janeiro

A Polícia Científica do Estado do Espírito Santo (PCIES) participou do XVI Congresso Brasileiro de Identificação Humana, realizado no Rio de Janeiro, nos dias 13, 14 e 15 de junho. A PCIES esteve representada por cinco peritos oficiais criminais do Instituto de Identificação (II). Na ocasião, a equipe teve contato com as mais novas tecnologias e com as melhores práticas em identificação civil e criminal da atualidade.

 

O diretor do Instituto, perito oficial criminal Jenildo Barcellos Gusmão, participou do evento a convite do Conselho Nacional dos Dirigentes dos Órgãos de Identificação Civil e Criminal (Conadi). O presidente do Conselho, perito datiloscopista Antônio Maciel Aguiar Filho, da Polícia Civil de Goiás, destacou a importância da participação do Instituto de Identificação do Espírito Santo no evento.

 

“O Congresso Brasileiro de Identificação Humana é uma oportunidade de discutir com os diretores dos institutos de identificação os problemas que são comuns. É um momento também de integrar e interagir, mostrar a dificuldade que é implantar a Carteira de Identidade Nacional, que é a grande pauta do Conadi. Também é uma oportunidade de conhecer as inovações tecnológicas do mercado de ponta, e o papel do Jenildo como diretor é ficar atualizado de tudo que se trata em identificação humana”, ressaltou Maciel.

 

De acordo com Jenildo Barcellos Gusmão, os peritos acompanharam palestras sobre temas relevantes para o serviço prestado pelo instituto à população capixaba. “Foram abordados temas como a Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas, perícia de vestígios papilares em locais de crime, uso de novas tecnologias na perícia papiloscópica, a formatação de políticas públicas envolvendo a papiloscopia, a doutrina relacionada ao confronto de latentes em outros países do mundo, a proteção de dados biométricos, cadeia de custódia, tecnologias de reconhecimento facial, o panorama jurídico do reconhecimento facial, identificação de pessoas em desastres em massa, dentre outros”, detalhou.

Acompanharam o evento peritos capixabas de diferentes departamentos do Instituto: Carolina Perin Motta, especialista em Necropapiloscopia; Eric Vinicius Santa Clara Silvano, da Identificação Civil; Pablo Barros Bertolo, especialista em identificação de fragmentos latentes coletados em locais de crime; e Ricardo da Mota Salvador, da Identificação Criminal.

 

Durante o congresso, foram realizadas reuniões do Conadi para tratar de assuntos relacionados à identificação civil e criminal no Brasil, com ênfase nas novas tecnologias e na gestão do banco multibiométrico, principalmente com as integrações previstas com a implementação da Carteira de Identidade Nacional.

 

Com a participação no Congresso, os peritos puderam compartilhar experiências com profissionais de outros estados do Brasil, sendo uma oportunidade para conhecer os sistemas de identificação dos demais entes, entender as potencialidades e fragilidades, bem como encontrar soluções conjuntas para problemas que são comuns entre vários estados. Com isso, os peritos do Instituto de Identificação retornam ao Espírito Santo com mais conhecimento adquirido, e prontos para replicar as melhores práticas do Brasil e do mundo em solo capixaba, para a melhoria contínua do serviço prestado à população.

Texto: Eric Vinicius Santa Clara Silvano

Assessoria de Comunicação da Polícia Científica (Ascom/PCIES)
Comunicação Interna – Michelle Caloni
(27) 99849-7986 / (27) 31986023
 
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard