A Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES) foi homenageada durante a 1ª Conferência do Sistema Nacional de Análise Balística (SINAB), que ocorreu entre os dias 11 e 13 de setembro, em São Luís, Maranhão, como parte do XXVII Congresso Nacional de Criminalística. O evento reuniu peritos criminais especialistas e operadores do SINAB de todas as unidades federativas do Brasil, proporcionando um valioso espaço para troca de experiências e aprimoramento do conhecimento na área de balística forense.
Durante a conferência, as peritas oficiais criminais Mirella de Oliveira Santos e Fernanda Scarpatti Pimentel, do Departamento de Balística Forense (DEBF) da PCIES, apresentaram uma palestra intitulada "As estratégias e desafios para a implementação bem-sucedida do SINAB no Espírito Santo". A apresentação destacou o sucesso do estado na implementação e utilização do sistema, consolidando o Espírito Santo como uma referência nacional.
O Espírito Santo já é reconhecido como um caso de sucesso no SINAB, com quase 400 ligações entre crimes confirmadas, resultado do árduo trabalho e comprometimento dos peritos, além do investimento significativo do Estado na área. No último dia do evento, as unidades que confirmaram mais de 100 ligações entre crimes foram homenageadas por representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e pela empresa fornecedora da solução tecnológica. A Polícia Científica do Espírito Santo foi uma delas, tendo atingido essa marca, ainda em 2022, ano em que o SINAB foi instituído.
Além disso, o Espírito Santo se destaca no Relatório de Atividades do SINAB, com o terceiro maior número de perfis balísticos registrados no Banco Nacional de Perfis Balísticos (BNPB) e o segundo lugar em relação a quantidade de ligações confirmadas, números que são de extrema relevância para as investigações de homicídios por arma de fogo no Estado.
O investimento contínuo do governo estadual em tecnologia e infraestrutura na área de balística forense tem sido crucial para esses avanços, incluindo a aquisição de um segundo Sistema de Identificação Balística (SIB), tornando-se o primeiro estado a contar com duas estações do SIB em operação. Esses esforços refletem o compromisso do Espírito Santo com a segurança pública e a eficiência nas investigações criminais.
O que é o SINAB?
O SINAB é um sistema que compara elementos de munição disparados por armas de fogo relacionadas a crimes com os que estão armazenados no Banco Nacional de Perfis Balísticos (BNPB). O objetivo é auxiliar a investigação, correlacionado crimes cometidos com a mesma arma, mesmo quando não se havia suspeita.
Dados Atualizados até Agosto: BI SINAB https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/sua-seguranca/seguranca-publica/sinab
Assessoria de Comunicação da Polícia Científica (Ascom/PCIES)
Comunicação Interna – Michelle Caloni - (27) 99849-7986 / (27) 31986023
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693