Governo do Estado do Espírito Santo
28/06/2024 12h07

Polícia Científica participa de solenidade de assinatura de termo de concessão de imóvel para Polo de Segurança Pública

A Polícia Científica do Estado do Espírito Santo (PCIES) participou, na tarde desta quinta-feira (27), da solenidade de assinatura do termo de concessão de terreno da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante ao Governo do Estado do Espírito Santo. Parte do imóvel será destinada à instalação da Diretoria Regional de Polícia Científica Serrana. Estiveram presentes no evento o prefeito Paulinho Mineti, autoridades das forças de segurança estaduais, do Ministério Público, representantes da Câmara Municipal, do Conselho Municipal de Segurança, sindicatos e munícipes.

 

De acordo com o prefeito Paulinho Mineti, o Polo de Segurança Pública de Venda Nova do Imigrante atenderá a 18 municípios. “É o resultado de um trabalho feito a várias mãos. A centralização desses serviços representa uma grande conquista para os cidadãos do município. Vamos ter aqui a Polícia Científica, Polícia Civil e Polícia Militar trabalhando cada vez mais integrados”, detalhou Mineti.

 

A perita oficial adjunta Daniela de Paula, que representou o perito oficial geral, Carlos Alberto Dal-Cin, destacou o desafio de assumir a construção da nova polícia e como a concessão do terreno para a construção da Diretoria Regional de Polícia Científica Serrana será importante para o órgão e para a população. “A previsão é a construção de uma unidade de referência, fortalecendo a interiorização dos serviços prestados pela Polícia Científica. Graças a essa concessão, além da Seção Regional de Medicina Legal e da Seção de Criminalística, aqui ficará o atendimento da Identificação Civil, que realizará a confecção das carteiras de identidade”, destacou.

O perito Nilo Bezerra, chefe da Diretoria Regional de Polícia Científica Serrana, salientou que a sede será um divisor de águas para o município, especialmente por conta do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) que está previsto nas instalações. “Quando a morte é natural, isto é, não violenta, o corpo vai para o SVO. E a legislação federal permite apenas dois SVOs por estado. Com o SVO em Venda Nova do Imigrante, o município se tornará uma referência para o atendimento ao interior”, explicou Bezerra.

  

Sobre o Polo de Segurança Pública de Venda Nova do Imigrante

O terreno fica localizado às margens da Av. Ângelo Altoé, com acesso à rua ao norte e ao sul, e centralizará diversos serviços para a população.

 

Serviços da PCIES que estão previstos para serem realizados no local:

1) Seção Regional de Medicina Legal de Venda Nova do Imigrante (SML-VNI)

Realizará exames periciais em casos de morte violenta, suspeita ou natural de pessoa não identificada; exames para constatação de agressão, violência sexual, gestação, idade, embriaguez, consumo de drogas ilícitas, estado mental, e outros, inerentes à medicina legal, na esfera criminal; e exame pericial para fins de DPVAT. Fornecendo cópia dos laudos necessários para dar continuidade aos procedimentos burocráticos para obtenção de direitos, dentre outros.

 

2) Seção Regional e Criminalística de Venda Nova do Imigrante (SEC-VNI)

Emissão de laudos às vítimas ou familiares dos exames de locais de crime, patrimoniais ou de crimes contra a pessoa, sinistros de trânsito, incêndios criminosos, acidentes de trabalho, adulterações veiculares, exames mecânicos, exames documentoscópicos, exames audiovisuais, eletroeletrônicos, contábeis. Laudos costumeiramente necessários para dar continuidade aos procedimentos burocráticos para obtenção de direitos, dentre outros.

 

3) Seção Regional Postos de Identificação Civil Serrana (SEPI SERRANA)

 

4) Posto de Identificação de Venda Nova do Imigrante

Carteira de Identidade Nacional e Atestado de Antecedentes Criminais.

 

5) Serviço de Verificação de Óbitos (SVO)

Para os casos de morte natural.

 

Sobre a Polícia Científica do Estado do Espírito Santo

A PCIES foi instituída em dezembro de 2023 por meio da Lei Complementar 1.062. Anteriormente, era uma superintendência da Polícia Civil e atualmente se encontra em processo de transição administrativa.

A Polícia Científica é responsável por fazer exames em casos de mortes violentas, como assassinatos, roubos que resultam em morte, agressões que causam morte, suicídios e mortes suspeitas. Esses exames ajudam a descobrir se houve um crime, identificar suspeitos e entender como os eventos aconteceram. Além disso, a Polícia Científica também cuida da emissão de carteiras de identidade e certidões de antecedentes criminais no estado.

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Polícia Científica (Ascom/PCIES)

Comunicação Interna – Michelle Caloni

(27) 99849-7986 / (27) 31986023

 

Olga Samara / Matheus Foletto

(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard