Governo do Estado do Espírito Santo
20/01/2025 15h34 - Atualizado em 30/01/2025 14h55

Governo do Estado disponibiliza agendamento on-line para Carteira de Identidade em Itapemirim e Piúma

A Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES), por meio do Instituto de Identificação (II) e da Seção Regional dos Postos de Identificação Civil Sul, incluiu os Postos de Identificação de Itapemirim e Piúma no portal de agendamentos on-line do Governo do Estado. O serviço já está disponível e o cidadão deve realizar o agendamento todas as sextas-feiras, às 8 horas da manhã.

Com a inserção dos municípios de Itapemirim e Piúma, agora são 26 postos da rede de identificação civil no sistema. Essas unidades estão distribuídas em 23 municípios do Estado, abrangendo mais de 70% da população capixaba.

O sistema de agendamento eletrônico automatiza a distribuição das vagas para a confecção da Carteira de Identidade Nacional (CIN), garantindo a transparência e equidade na distribuição das vagas. Além disso, evita a formação de filas, levando conforto e comodidade ao cidadão.

Espera-se que, ao longo de 2025, o sistema de agendamento eletrônico seja expandido para pelo menos 28 municípios, cobrindo cerca de 80% da população do Espírito Santo, o que representa um avanço significativo na modernização dos serviços de identificação civil.

Municípios que estão no Agenda ES:

  1. Afonso Cláudio
  2. Alegre
  3. Aracruz
  4. Baixo Guandu
  5. Barra de São Francisco
  6. Cachoeiro de Itapemirim
  7. Cariacica
  8. Colatina
  9. Domingos Martins
  10. Guarapari
  11. Iúna
  12. Itapemirim
  13. Linhares
  14. Marataízes
  15. Muniz Freire
  16. Nova Venécia
  17. Piúma
  18. São Mateus
  19. Serra
  20. Venda Nova do Imigrante
  21. Viana
  22. Vila Velha
  23. Vitória

 

Serviço: Posto de Identificação de Itapemirim

Endereço: Rua Padre Leandro, nº 44, Centro (na secretaria de assistência social)

Telefone: (28) 3520-6508

Horário de Atendimento: 8:00 às 12:00 | 13:00 às 17:00

Obs.: não precisa levar foto, o posto possui coleta de biometria digital.

 

Serviço: Posto de Identificação de Piúma

Endereço: Rua Orides Fornaciari, nº 1145, Centro (ao lado do Detran)

Telefone: (28) 3520-6508

Horário de Atendimento: 8:00 às 12:00 | 13:00 às 17:00

Obs.: não precisa levar foto, o posto possui coleta de biometria digital.

 

Agendamento: www.agenda.es.gov.br (a partir do dia 17 de janeiro de 2025, sempre às sextas-feiras, às 8 horas)

 

Documentos necessários:

- CPF.

- Comprovante de residência.

- Certidão original ou cópia autenticada, conforme o estado civil.

- Para solteiros: certidão de nascimento;

- Para casados: certidão de casamento;

- Para divorciados: certidão de casamento com averbação de divórcio;

- Para viúvos: certidão de casamento com averbação de viuvez.

ATENÇÃO: Em casos onde a coleta biométrica não é possível devido a impressões digitais inadequadas — como em crianças com menos de 5 anos e pessoas maiores de 65 anos — é necessário trazer uma foto 3 x 4.

 

 

Assessoria de Comunicação da Polícia Científica (Ascom/PCIES)
Comunicação Interna – Michelle Caloni - (27) 99849-7986 / (27) 31986024

Informações à Imprensa (Sesp):
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693

 

 

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