Governo do Estado do Espírito Santo
11/12/2025 12h09

Polícia Científica zera passivo de impressão da identidade e diminui prazo de emissão

A Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES), por meio do Departamento de Gestão de Identificação Civil (DEGIC) do Instituto de Identificação (II), finalizou a impressão de todas as Carteiras de Identidade Nacional (CIN) que estavam pendentes. A medida representa um avanço importante dentro do projeto de modernização da identificação civil no Estado, que inclui a redução dos prazos de entrega, o aumento da capacidade operacional e o reforço das etapas de segurança e rigor pericial no processo de identificação.

Para o perito oficial geral, Carlos Alberto Dalcin, zerar o passivo de impressão é uma conquista significativa da Polícia Científica e um passo essencial para reduzir o tempo de emissão do documento. “Os processos de emissão da identificação civil são muito mais complexos do que a maioria das pessoas imagina. Nosso trabalho segue padrões internacionais e cumpre requisitos de segurança cibernética que poucas atividades exigem. Tudo isso é fundamental para garantir a cidadania, assegurando que cada pessoa tenha uma identidade única”, destacou.

De acordo com o diretor do Instituto de Identificação (II), o Perito Oficial Criminal Jenildo Barcellos Gusmão, zerar o passivo era uma das prioridades do II. “Esse resultado só foi possível graças ao esforço conjunto das nossas equipes, e vai permitir que entreguemos mais rapidamente os documentos”, detalhou.

O chefe da Seção de Controle de Postos de Identificação Civil (SECP), o perito oficial criminal Eric Vinicius Santa Clara, explicou que existia um grande volume de documentos esperando para serem impressos. “O passivo nas emissões das Carteiras de Identidade ocorreu porque o contrato anterior de impressão havia sido firmado antes do novo modelo de documento. Com a mudança e a obrigatoriedade de renovação para todos os cidadãos, a demanda aumentou significativamente, gerando acúmulo nas impressões. A partir de janeiro de 2026, com o novo contrato, o número de impressões mensais já foi ajustado. Assim, a entrega poderá acontecer de 5 a 40 dias, de acordo com a complexidade do caso. A previsão é de que a maioria dos documentos seja entregue em até 15 dias”, completou Eric Santa Clara.

 

Como verificar se o seu documento está pronto

Para verificar se o seu documento está pronto, entre no site: https://cin-pci.sesp.es.gov.br/Vsoft.iDSPS.Agendamento/Atendimento

Também é possível acompanhar as informações do seu documento por meio do aplicativo RG DIGITAL ES, disponível gratuitamente para Android e iOS. Antes de buscar o seu documento, verifique o horário de funcionamento do Posto de Identificação Civil, no qual irá fazer a retirada.

 

Como fazer o seu documento

1º Agende o seu atendimento.

2º Prepare os documentos.

3º Vá até o posto na data agendada.

4º Monitore por meio do site ou aplicativo se o documento está pronto.

 

Agendamento

1) Para os municípios de: Afonso Cláudio, Alegre, Anchieta, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Colatina, Domingos Martins, Cariacica, Fundão, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jaguaré, Linhares, Marataízes, Mimoso do Sul, Montanha, Muniz Freire, Nova Venécia, Pedro Canário, Piúma, São Gabriel da Palha, São Mateus, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Vila Pavão, Vila Valério, Vila Velha e Vitória, agendar por meio do https://agenda.es.gov.br.

2) Nos outros municípios o agendamento é feito no local, verifique os endereços e telefone de contato no link: https://pci.es.gov.br/enderecos-dos-postos-de-identificacao-civil

 

Documentos Obrigatórios

Certidão: Deverá ser apresentada na forma original, conforme o estado civil atual:

- Solteiro (Certidão de Nascimento)

- Casado (Certidão de Casamento)

- Separado, divorciado ou viúvo (Certidão de casamento com a respectiva averbação)

Comprovante de residência: Para agilizar seu atendimento, basta apresentar qualquer fatura de água, energia elétrica, telefone ou internet.

 

Documentos Opcionais

Caso queira, você pode apresentar quaisquer dos documentos abaixo (na versão original), para que os números sejam inseridos na versão digital da sua CIN: NIS, PIS ou PASEP; Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); Cartão Nacional de Saúde (CNS); Carteira Nacional de Habilitação (CNH); Título de Eleitor; Documento de identidade profissional; Certificado Militar;

Tipo sanguíneo e fator Rh: nesse caso, deverá ser apresentado exame laboratorial com assinatura do profissional responsável ou a carteira de doador de sangue expedida por instituto oficial.

 

Assessoria de Comunicação da Polícia Científica (Ascom/PCIES)

Comunicação Interna – Michelle Caloni: (27) 99849-7986 / (27) 3198-6024

Informações à Imprensa (Sesp): Olga Samara / Matheus Foletto

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard