Governo do Estado do Espírito Santo
23/11/2024 08h27

Sesp apresenta tecnologias aliadas à segurança pública na Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) marcará presença na 2ª edição da Conexão Ciência - Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontece na segunda-feira (25) e terça-feira (26), na Cidade da Inovação – Ifes de Jardim da Penha, em Vitória. A realização é da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e conta com a parceria de diversas instituições públicas e privadas.

A Sesp levará suas quatro forças de Segurança e apresentará inovações e soluções tecnológicas aplicadas na prevenção, investigação e elucidação de crimes. Estarão representados, além da própria Sesp, Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) e Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES). O Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer), da Secretaria da Casa Militar, será o convidado especial do estande da Sesp, pela sua importância nas ações de segurança pública.

“Esta é uma oportunidade para que a população veja, de perto, como as forças de segurança do Espírito Santo têm trabalhado com tecnologia de ponta. O Governo do Estado tem investido fortemente na modernização de equipamentos, aquisição de softwares e recursos avançados e inovação para resolutividade de crimes e proteção da sociedade. Tudo isso poderá ser conhecido pelos visitantes”, destacou o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno.

 

Tecnologias em exposição

Cada corporação demonstrará à sociedade como tem usado ferramentas tecnológicas no dia a dia. A Sesp vai demonstrar o funcionamento das câmeras corporais, em fase de implantação, e do uso de softwares de reconhecimento facial para a identificação de suspeitos.

A Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) vai demonstrar a Central de Monitoramento Ambiental do Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA), que emprega tecnologias de geoprocessamento para fortalecer a vigilância e o combate ao desmatamento. A plataforma desenvolvida pela Central integra dados do satélite Brasil Mais a um robusto banco de dados geográficos, que abrange informações sobre a cobertura vegetal, uso do solo, áreas protegidas, propriedades rurais e legislação ambiental vigente, identificando com precisão as áreas de desmatamento, permitindo uma resposta rápida e eficaz por parte dos órgãos de fiscalização.

O Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) apresentará diversos recursos e inovações que desempenham papel crucial na proteção e salvamento de vidas em situações adversas, utilizados pelo Centro Especializado de Resposta a Desastres (Cerd). Um deles é o Delsar, um sistema de sismógrafos de alta sensibilidade, que permite identificar vibrações mínimas, facilitando a localização de pessoas soterradas e garantindo a segurança das equipes durante operações em cenários de grande destruição. Além dele, o estande terá drone com câmeras térmicas, detector de gases, câmera de busca e sistema de comunicação para operações em ambientes de difícil acesso.

A Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES) levará o Projeto Jovem Perito, simulando uma cena de crime e o uso de recursos forenses. Com o tema “Transformando vidas por meio da Ciência, da Justiça e da Educação”, o Projeto faz parte do Plano Estadual de Segurança Escolar e busca fortalecer a interação entre a PCIES e estudantes de todo o Estado. Ele se faz presente no ambiente escolar, servindo como ponte entre o conhecimento científico e o desenvolvimento tecnológico, destacando o uso prático da ciência em ambientes reais de investigação.

Já a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) apresentará os Projetos Deam Itinerante e Homem que é Homem, da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (DIV-Deam). Ambos são voltados para o combate à violência doméstica e familiar, sendo que a Delegacia Móvel, que funciona em um ônibus, permite levar atendimento especializado a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar de todo o Estado, enquanto o Projeto Homem que é Homem é voltado para a desconstrução da cultura machista e a conscientização de homens autores de violência doméstica.

Como convidado especial do nosso estande, o Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer) mostrará o funcionamento do imageador térmico, sistema de captura de imagens com leitura de temperatura e tecnologia para localizar focos de calor em movimento, mesmo à noite, com transmissão das imagens em tempo real. O equipamento tem sido uma importante ferramenta de apoio em operações policiais, auxiliando na identificação e localização de indivíduos suspeitos em ambientes de difícil acesso ou baixa luminosidade.

Os visitantes também poderão conhecer e tirar fotos nas viaturas de cada corporação, que estarão expostas para visitação durante o evento.

 

Serviço:

O que: 2ª Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

Quando: 25 e 26, de 09h às 21h

Onde: Cidade da Inovação – Ifes - Av. Anísio Fernandes Coelho, 1260 - Jardim da Penha, Vitória

Credenciamento para visitantes e jornalistas: https://jacredenciei.com.br/e/2conexaociencia

 

Assessoria de Comunicação da Sesp
Camila Ferreira
(respondendo)
(27) 3636-1572 / 99231-5157
comunicasespes@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard