Agendamento CIN Normas de Procedimentos Escuta Susp Instagram
A Polícia Científica do Espírito Santo - PCIES participou, nos dias 26 e 27 de janeiro, da visita de monitoramento in loco realizada pela Diretoria de Gestão do Fundo Nacional de Segurança Pública - DGFNSP, da Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP, no Estado do Espírito Santo. A agenda integra as ações de fiscalização, auditoria, reuniões técnicas e oficinas voltadas ao acompanhamento da execução dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública - FNSP.
A programação teve início no dia 26 de janeiro, no Gabinete de Gestão Integrada da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SESP). Participaram do encontro os secretários de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, e de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc; e os representantes das forças de segurança vinculadas à Sesp, no âmbito do monitoramento dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), instrumento federal de financiamento das políticas de segurança e de sua execução no Estado por meio do Fundo Estadual da Segurança Pública e Defesa Social (FESP), responsável pela gestão, governança e aplicação desses recursos em alinhamento ao Programa Estado Presente.
Na ocasião, o Perito Oficial Geral, Carlos Alberto Dal-Cin, destacou a importância do monitoramento para o fortalecimento da governança, a transparência na aplicação dos recursos e o aprimoramento contínuo da gestão da Polícia Científica.
Durante a reunião, a diretora de Gestão do Fundo Nacional de Segurança Pública, Camila Pintarelli, ressaltou a execução orçamentária alcançada pelo Espírito Santo no exercício de 2025, destacando a agilidade na operacionalização dos créditos, a maturidade administrativa do Estado e a coerência dos planos estratégicos alinhados às diretrizes nacionais.
O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social também enfatizou os avanços obtidos a partir do Programa Estado Presente, especialmente no eixo de investimentos voltados à modernização da segurança pública.
Visita técnica à Polícia Científica
No período da tarde do dia 26, a comitiva da SENASP realizou visita técnica à sede da Polícia Científica do Espírito Santo. A agenda contou com a participação da Perita Oficial Geral Adjunta, Daniela Mendes Louzada de Paula, e do diretor Leonardo Mazocco, que acompanharam a apresentação dos bens adquiridos com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública.
Foram apresentados equipamentos destinados ao fortalecimento das atividades periciais, entre eles: drones e capacetes balísticos para a área de Balística Forense; o equipamento Hamilton, com manutenção e insumos, para o Laboratório de DNA; o sistema Cellebrite, utilizado no Laboratório de Informática Forense; um cromatógrafo para o Laboratório de Toxicologia Forense; e três microscópios adquiridos para o Laboratório de Biologia.
Os investimentos reforçam a capacidade técnica e científica da instituição, ampliando a qualidade das perícias e o apoio às investigações criminais em todo o Estado.
Oficinas técnicas e participação da PCIES
No segundo dia da programação, foram realizadas oficinas técnicas com a participação de servidores da Polícia Científica do Espírito Santo. Na Oficina de Logística, Patrimônio e Tombamento, participou a servidora Fabianne de Paiva Cardoso. Já na Oficina ComprasSUSP, a PCIES foi representada por Camilo Zupeli Santos e Juliana de Campos Arosio Sales.
Na Oficina de Transferência Fundo a Fundo, participaram os servidores Filipe Luppi Moreira, Michel Ribeiro Azeredo e Graziany Leite Moreira Marques. A Oficina de Convênios Federais e Contratos de Repasse contou com a participação de Cynthia Neres da Silva, Vinicius Assis da Silveira, Keli de Andrade Vieira, Priscila Maria Gomes da Fonseca Berger e Filipe Ribeiro.
Também integrou as atividades Rodrigo Monjardim Vallorini, perito oficial criminal e membro do Fundo Estadual de Segurança Pública, contribuindo para os debates técnicos e o alinhamento das ações da Polícia Científica com as diretrizes federais.
Investimentos e avanços institucionais
Durante o encontro, foi destacado o volume recorde de recursos aplicados na Polícia Científica ao longo de 2025, contemplando ações de custeio e investimento nas áreas temáticas de Melhoria da Qualidade de Vida, Enfrentamento à Violência contra a Mulher e Redução das Mortes Violentas Intencionais. Os investimentos refletem o fortalecimento institucional da PCIES e sua integração às estratégias do Programa Estado Presente.
A visita de monitoramento reforçou o reconhecimento da capacidade de gestão do Espírito Santo e da Polícia Científica, evidenciando a eficiência na aplicação dos recursos públicos, a qualificação dos processos administrativos e o impacto positivo das ações na segurança pública capixaba.