A Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES) recebeu, nessa quarta-feira (31), a equipe técnica responsável pela gestão do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) nas instalações do órgão. O objetivo da visita foi acompanhar a execução dos recursos pela PCIES. Durante a ação, foram apresentados bens adquiridos por meio do FNSP.
A equipe, formada pela Diretoria de Gestão do Fundo Nacional de Segurança Pública da Secretaria Nacional de Segurança Pública (DGFNSP/Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), deu início aos trabalhos no Espírito Santo nessa segunda-feira (29), na Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).
A visita ao Estado atende à determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), que visa a monitorar os repasses feitos na modalidade “Fundo a Fundo” e, além disso, integra o planejamento da Senasp para 2024. O principal objetivo é aproximar a gestão do fundo às unidades federativas para aprimorar cada vez mais a execução dos recursos repassados anualmente.
Participaram da visita a diretora de Gestão do Fundo Nacional de Segurança Pública, Camila Kuhl Pintarelli; a coordenadora-geral de Transferências Fundo a Fundo, Michelle Magalhães Sales Silveira; a coordenadora de Gestão da Execução Financeira da Transferência Fundo a Fundo, Talita de Oliveira Lira; e a analista técnica Andresa Oliveira Sonego.
Durante a visita, a equipe do FNSP pôde conhecer o responsável pela Assessoria de Captação de Recursos (ASCAR) da PCIES, o perito oficial criminal José Fabiano de Senna Neto; visitaram o Laboratório de Toxicologia Forense (LABTOX) e o Instituto Médico Legal (IML), onde a equipe foi apresentada ao Espaço Lilás, estratégia elaborada em 2018 para fornecer um melhor acolhimento a mulheres e crianças vítimas de violência que passam por exames do IML.
Para a Polícia Científica, já foram adquiridos via FNSP seis caminhonetes S10, ecógrafos (ultrassom) e um equipamento utilizado para analisar e recuperar informações de dispositivos móveis, como telefones celulares, smartphones, ferramentas de navegação GPS e tablets. Atualmente, existem outras aquisições na modalidade “Fundo a Fundo” em análise.
A visita da equipe técnica do FNSP na Polícia Científica reforça a importância dos recursos do Fundo na promoção da integração e melhoria contínua da segurança em todo o País. Esses investimentos são fundamentais para equipar e modernizar as instituições de segurança pública, garantindo uma atuação mais eficiente e eficaz no combate ao crime e na proteção da sociedade.
Assessoria de Comunicação da Polícia Científica (Ascom/PCIES)
Comunicação Interna – Michelle Caloni
(27) 99849-7986 / (27) 31986023
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693