Governo do Estado do Espírito Santo
31/07/2024 15h04

Policiais Científicos participam da Pós-Graduação em Perícia de Incêndio e Explosão no CBMES

A Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES) está participando do Curso de Especialização em Perícia de Incêndio e Explosão (CEPIE) do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES). Dois peritos oficiais criminais da Seção de Perícias em Acidentes, Incêndio e Explosões (SEPAIE) foram selecionados para a formação. A iniciativa marca um grande avanço na integração entre as instituições de segurança e proteção civil.

 

Recentemente, o CBMES disponibilizou vagas no curso de pós-graduação em Perícia de Incêndios e Explosões para a PCIES. O curso tem carga horária total de 462 horas-aula, divididas em módulos EAD e presenciais, e é ofertado pela escola de governo da instituição. O Centro de Ensino e Instrução de Bombeiros (CEIB), renomada escola de formação de bombeiros militares do Espírito Santo, oferece o CEPIE para militares de diversos estados do Brasil, e agora também para os peritos criminais do Estado.

 

O perito oficial geral, Carlos Alberto Dal-cin, agradeceu ao CBMES e destacou a importância da participação dos peritos criminais no curso. “A Polícia Científica agradece ao Corpo de Bombeiros pela confiança e pela oportunidade de capacitação oferecida. Estamos certos de que esta parceria é apenas o começo de uma trajetória de colaboração frutífera, em que todos, trabalhando em conjunto, poderão construir um futuro cada vez mais seguro para todos os cidadãos do Espírito Santo”, disse Dal-cin.

 

Os peritos oficiais criminais da Seção de Perícias em Acidentes, Incêndio e Explosões (SEPAIE) da Polícia Científica são responsáveis pela realização dos exames e laudos em locais de incêndio e explosão nos quais exista suspeita de origem criminosa. Os peritos que estão participando da especialização comentaram como a formação contribuirá para a equipe.

 

O perito criminal oficial Danilo Nascimento é formado em Engenharia de Automação e está há quase três anos trabalhando na perícia capixaba. Para ele, a presença dos peritos no curso reforça os valores do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, em especial a integração entre instituições. "A presença da Polícia Científica entre os discentes de um curso tão completo e rico como este, podendo participar da formação tanto teórica quanto prática, só vem a reforçar os valores do Programa Estado Presente, que preconiza a sinergia e integração entre as instituições que compõem a Segurança Pública do Espírito Santo", comentou Nascimento.

 

Já o perito oficial criminal Alan Margon, formado em Engenharia Metalúrgica e mestre em Materiais, ressaltou a relevância do curso para a ampliação do conhecimento no campo. "A parceria entre a Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES) e o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) é extremamente vantajosa para ambas as instituições. Embora atuem em diferentes esferas, há uma significativa interseção no que diz respeito às perícias de incêndio. Agradeço pela oportunidade de expandir meus conhecimentos nesse segmento, trabalhando ao lado de profissionais com tamanha expertise no assunto", acrescentou Alan Margon.

 

A inclusão da PCIES no curso fortalece os laços entre os órgãos e resulta em uma atuação conjunta ainda mais eficaz. Com a capacitação, espera-se uma formação técnica cada vez mais aprimorada e um trabalho mais alinhado entre os órgãos, promovendo uma segurança pública mais eficiente e integrada para a população do Espírito Santo.

 

 

Centro de Ensino e Instrução dos Bombeiros (CEIB): https://cb.es.gov.br/ceib

Atividades Desenvolvidas pelo CEIB: https://cb.es.gov.br/ceib-atividadesdesenvolvidas

 

Ementa do curso:

Análise Histórica da Investigação de Incêndio no Estado do Espírito Santo. Metodologia da investigação de Incêndio. Ciência do fogo. Efeitos do fogo em Sistemas Construtivos. Eletricidade e Sistemas Elétricos Aplicados à Investigação de Incêndio. Sistemas de Proteção contra Incêndio e Pânico. Ética e Legislação Aplicada à Investigação de Incêndio. Método Científico da Investigação de Incêndio em Edificações. Método Científico da Investigação de Incêndio em Veículos Automotores. Método Científico da Investigação em Explosões. Método Científico da Investigação em Incêndios Florestais. FDS (Fire Dynamics System). Documentação da Investigação. Coleta de Evidências. Equipamentos Utilizados na Investigação. Perícia Criminal em incêndios. Metodologia da Pesquisa Científica.

 

 

Assessoria de Comunicação da Polícia Científica (Ascom/PCIES)

Comunicação Interna – Michelle Caloni

(27) 99849-7986 / (27) 31986023

 

Informações à Imprensa:

Olga Samara / Matheus Foletto

(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard